Coca-Cola apresenta primeiro protótipo de garrafa feita de papel

Os pesquisadores ainda estão analisando como a garrafa consegue proteger as bebidas em seu interior

Foto: Divulgação

A Coca-Cola apresentou o primeiro protótipo de sua garrafa feita inteiramente de papel. Projetada para circular usando materiais renováveis, a garrafa está sendo desenvolvida em parceria com a Paboco, empresa especializada em garrafas de papel, tendo em vista implementar uma embalagem que possa ser reciclada como qualquer outro tipo de papel.

A Coca-Cola garante estar atenta as questões de segurança alimentar, e que garrafa do futuro cumprirá os mesmos padrões de qualidade das atuais. Em testes amplos em laboratórios, os pesquisadores estão analisando como o material se comporta na geladeira, além da forma em que ele consegue proteger as bebidas de seu interior.

A novidade conta, ainda assim, com algum plástico na ficha técnica. O gerente de Inovação de Embalagem da multinacional, Stijn Franssen, explicou que o protótipo ainda consiste em um invólucro de papel, com uma tampa e um revestimento de plástico. Segundo ele, o próximo passo é encontrar uma solução para criar uma garrafa sem esse revestimento.

O executivo ressalta que a garrafa reciclável pode desempenhar um papel importante ao lado de outras soluções de packaging para alcançar a visão de um mundo sem desperdício. A Coca-Cola espera reduzir substancialmente o uso de materiais virgens nas suas soluções. A expectativa é que a embalagem chegue ao mercado no início de 2021.

Confira o vídeo de apresentação: