Pix inicia fase de testes em operação restrita nesta terça

Medida servirá para que as instituições financeiras possam avaliar o sistema e reparar eventuais problemas antes do funcionamento pleno

Foto: Reprodução

Banco Central inicia, nesta terça-feira (3), a fase de testes das operações do PIX, o novo sistema de pagamentos eletrônicos no Brasil. Em operação restrita para clientes selecionados pelos bancos, a medida servirá para que as instituições financeiras possam avaliar o sistema e reparar eventuais problemas antes do funcionamento pleno.

O período de testes será entre os dias 3 e 15 de novembro. As transações por meio do novo sistema de pagamentos só poderão ser realizadas pelos clientes selecionados durante horários específicos. No entanto, todos poderão receber recursos. O PIX deverá estar disponível para todos os clientes bancários no dia 16 de novembro.

A partir de então, o PIX irá operar ininterruptamente, todos os dias do ano, 24 horas por dia. A expectativa é que o recurso seja o substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, além do pagamento cair instantaneamente. O sistema funciona com as contas que o cliente já tem em alguma instituição financeira.

Confira os horários pré-definidos para a fase de testes:

  • Das 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15 de novembro
  • Das 9h às 24h nos dias 5 e 12
  • Das 0h às 22h nos dias 6 e 13