Conheça Enigma do Medo, game do youtuber brasileiro Cellbit

Jogo está em financiamento coletivo no Catarse e já arrecadou mais de R$ 1 milhão de apoiadores

Letícia Höfke 

No sábado (17), o youtuber Rafael Lange, conhecido como Cellbit, anunciou o lançamento do game “A Ordem Paranormal: Enigma do Medo”. Após o anúncio, o jogo entrou nos Trending Topics do Twitter, tornando-se um dos assuntos mais comentados da rede social. 

Produzido pela desenvolvedora carioca Dumativa Game Studio – responsável pelo game “A Lenda do Herói”, criado pelos youtubers brasileiros Marcos e Matheus Castro, os Castro Brothers -, Enigma do Medo é um jogo de exploração, enigmas e sobrevivência com uma narrativa no universo de RPG. 

O game tem como protagonista Mia, uma investigadora paranormal, que, ao lado de seu cão Lupi, tenta descobrir o que aconteceu com seu pai, que faz parte da Ordem da Realidade, em uma casa assombrada, enfrentando monstros e inimigos assombrados.

Em seu canal no Youtube, Cellbit diz que Lupi não vai ser o único aliado da garota nessa jornada. Segundo ele, “Mia vai contar com diversos aliados com habilidades únicas e indispensáveis para conseguir decifrar os mistérios por trás do Culto do Medo, o misterioso grupo responsável pelo desaparecimento de inúmeros agentes da Ordem da Realidade”. 

“Eu acredito que a gente aqui no Brasil tem o potencial absurdo de criar jogos incríveis e tão grandes quanto qualquer outro jogo que você vê lá fora”, afirma Cellbit no vídeo de anúncio do game. O youtuber é conhecido por seus vídeos sobre jogos de videogame e resolução de enigmas. 

O game designer Mairon Luz, da Dumativa, explicou que o “A Ordem Paranormal: Enigma do Medo” surgiu após a séries de RPG “A ordem paranormal” e “Segredo na Floresta”. Mestrados por Cellbit e jogada por outros youtubers como Luba e Calango, a séries foram transmitidas ao vivo na Twitch. A ideia era fazer um jogo baseado nesse universo. 

“Nós acompanhamos o RPG Segredo da Floresta, nos apaixonamos pelo conteúdo, e imaginamos um jogo inspirado nessa história”, afirma Mairon. “De um lado temos o Cellbit, que queria fazer o jogo dele há um tempo e tem toda essa relação com jogos de enigma e puzzles. E de outro lado temos a Dumativa, com experiência com jogos de influenciadores. Fomos procurar o Cellbit e as primeiras conversas foram muito boas. Eu particularmente, fui em todas as conversas e tivemos uma conexão muito boa. Estávamos muito alinhados nas expectativas do jogo”. 

Financiamento coletivo 

O game está em financiamento coletivo no Catarse e trazia um objetivo inicial de arrecadar R$ 500 mil para a produção. No entanto, em apenas 5 horas após a publicação da página, a marca foi atingida. 

Hoje, o game já conta com mais de R$ 1 milhão, garantindo a inclusão de vários extras. Entre eles, melhorias gráficas, mais horas de jogo, final secreto, além de outros benefícios.

“O Enigma é uma nova página sendo escrita na história da indústria jogos brasileiros, mostrando mudança de cultura de consumo. Há 10 anos, seria impossível pensar que um jogo faria tanto sucesso em um financiamento coletivo. Hoje, o apoio do nosso mercado conseguiu viabilizar um projeto em uma das campanhas mais bem sucedidas já feitas”, diz Mairon. 

Para apoiar o jogo é possível doar R$ 10, mas aqueles que doam mais de R$ 30 garantem uma cópia digital do game, que tem previsão de lançamento para junho de 2022. 

Recorde

O valor que foi arrecadado já é recorde absoluto para jogos de videogame brasileiros no Catarse. Anteriormente, o recorde era de A Lenda do Herói. Lançado em 2016, o jogo somou R$ 258 mil em apoio. 

Confira o vídeo de anúncio do game: