Ananda Maia
Setor considerado predominantemente masculino até alguns anos atrás, o segmento portuário desenvolve um cenário de mudança no mercado de trabalho, contratando um número significativo de mulheres cada vez mais, nas mais diferentes áreas.
O empoderamento feminino está quebrando os paradigmas consolidados na sociedade. Com competência e qualificação, as mulheres têm ocupado posições inimagináveis, anos atrás, para o gênero feminino. No Porto do Itaqui, localizado em São Luís, isso já funciona na prática.
É o que Gabriela Heckler, gerente jurídica do complexo portuário, irá mostrar no 6º meetup promovido pelo portal São Luís do Futuro, na próxima terça-feira (27), às 19h30, no webinário gratuito, que se consolidou como referência no Maranhão e região Norte-Nordeste, nas áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia.
GÊNERO E SALÁRIO
A executiva afirma que, apesar da área portuária ter tido um comportamento refratário na contratação de mulheres por décadas, algumas empresas do setor têm dado oportunidade e suporte para elas nos últimos anos.
“Tive oportunidade de ser promovida durante a gravidez, além do suporte na gestação e a licença maternidade estendida, e depois poder voltar para a mesma posição”, revela Gabriela. Para ela, essa é a característica de um ambiente profissional moderno, igualitário e inclusivo.
EMPRESAS AVANÇADAS
Para Gabriela, uma empresa que se propõe a discutir a participação profissional da figura feminina e que dá voz às mulheres, se diferencia no mercado de trabalho através da melhoria no clima organizacional e da produtividade.
Um dos pontos positivos da visão feminina é a capacidade de resiliência. “É notável como as mulheres possuem mais facilidade para ouvir, se adaptar às peculiaridades de cada pessoa e lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo que sob pressão”, pontua a gerente do Itaqui. Para ela, quando essas características femininas se combinam com uma boa qualificação da profissional, forma-se um conjunto perfeito.
EVENTO ON-LINE
O 6° Meetup São Luís do Futuro tem como tema principal “O poder feminino para resolver problemas: A importância do papel da mulher e da perspectiva holística nas empresas e nos ambientes digitais”. Além de Gabriela, participam da programação a partner & brand strategist da Hollun, Christina Carvalho Pinto, e a presidente do Instituto Mulheres Solidárias, Ana Karin Andrade.
São fornecidos certificados para os participantes. As inscrições para o segundo lote foram esgotadas, mas ainda há vagas para o terceiro e último lote. Se inscreva através do link: http://bit.ly/6MeetupOut2020.