Gerente jurídica do Porto do Itaqui fala do papel feminino em setores predominantemente masculinos

Gabriela Heckler será uma das palestrantes do 6º meetup promovido pelo Movimento São Luís do Futuro, cuja temática aborda a visão feminina no mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Ananda Maia

Setor considerado predominantemente masculino até alguns anos atrás, o segmento portuário desenvolve um cenário de mudança no mercado de trabalho, contratando um número significativo de mulheres cada vez mais, nas mais diferentes áreas.

O empoderamento feminino está quebrando os paradigmas consolidados na sociedade. Com competência e qualificação, as mulheres têm ocupado posições inimagináveis, anos atrás, para o gênero feminino. No Porto do Itaqui, localizado em São Luís, isso já funciona na prática.

É o que Gabriela Heckler, gerente jurídica do complexo portuário, irá mostrar no 6º meetup promovido pelo portal São Luís do Futuro, na próxima terça-feira (27), às 19h30, no webinário gratuito, que se consolidou como referência no Maranhão e região Norte-Nordeste, nas áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia.

GÊNERO E SALÁRIO

A executiva afirma que, apesar da área portuária ter tido um comportamento refratário na contratação de mulheres por décadas, algumas empresas do setor têm dado oportunidade e suporte para elas nos últimos anos.

“Tive oportunidade de ser promovida durante a gravidez, além do suporte na gestação e a licença maternidade estendida, e depois poder voltar para a mesma posição”, revela Gabriela. Para ela, essa é a característica de um ambiente profissional moderno, igualitário e inclusivo.

EMPRESAS AVANÇADAS

Para Gabriela, uma empresa que se propõe a discutir a participação profissional da figura feminina e que dá voz às mulheres, se diferencia no mercado de trabalho através da melhoria no clima organizacional e da produtividade.

Um dos pontos positivos da visão feminina é a capacidade de resiliência. “É notável como as mulheres possuem mais facilidade para ouvir, se adaptar às peculiaridades de cada pessoa e lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo que sob pressão”, pontua a gerente do Itaqui. Para ela, quando essas características femininas se combinam com uma boa qualificação da profissional, forma-se um conjunto perfeito.

EVENTO ON-LINE

O 6° Meetup São Luís do Futuro tem como tema principal “O poder feminino para resolver problemas: A importância do papel da mulher e da perspectiva holística nas empresas e nos ambientes digitais”. Além de Gabriela, participam da programação a partner & brand strategist da Hollun, Christina Carvalho Pinto, e a presidente do Instituto Mulheres Solidárias, Ana Karin Andrade.

São fornecidos certificados para os participantes. As inscrições para o segundo lote foram esgotadas, mas ainda há vagas para o terceiro e último lote. Se inscreva através do link: http://bit.ly/6MeetupOut2020.