Saiba as celebridades mais “perigosas” para pesquisar online

Segundo relatório divulgado pela McAfee, atriz americana Anna Kendrick é a “celebridade mais perigosa da Internet”

De acordo com relatório divulgado pela empresa de segurança digital McAfee, a atriz americana Anna Kendrick, que atuou nos filmes de “A Escolha Perfeita”, na saga “Crepúsculo” e na série “Love Life”, é a” celebridade mais perigosa da internet” de 2020. 

Em segundo lugar na lista está o rapper Sean Combs, conhecido como P. Diddy, seguido pela atriz Blake Lively, famosa pela série “Gossip Girl”. A lista ainda conta com o nome dos cantores Mariah Carey, Justin Timberlake, Taylor Swift e Jason Derulo, da atriz Julia Roberts e do apresentador Jimmy Kimmel

Realizado há 14 anos, o estudo é a anual e identifica os nomes de celebridades que geram resultados de pesquisa mais arriscados e que podem levar os usuários a cair em golpes ou a instalar malwares em seus dispositivos sem o seu conhecimento. 

Aumento no número de usuários por causa da pandemia motivou hackers 

Segundo a McAfee, este ano, por causa da pandemia, houve um aumento no número de usuários ativos online. Durante o período de quarentena, as pessoas buscavam opções de entretenimento como filmes, séries, programas de TV ou conteúdos relacionados a celebridades. Os hackers, então, aproveitaram para criar novas estratégias de golpes. 

O nome de Anna Kendrick em primeiro lugar na lista está atrelado ao aumento no número de buscas por “A Escolha Perfeita”, filme de 2012. Outro filme bastante procurado foi “Uma Linda Mulher”, o que resultou no aumento de golpes com o nome de Julia Roberts. 

Segundo reportagem do site TechTudo, as pessoas também buscavam shows e festivais de música online, o que explica a quantidade de cantores na lista. Além disso, Taylor Swift e Mariah Carey, por exemplo, lançaram novos discos durante a pandemia. Isso aumentou o número de buscas pelo nome delas. 

O nome de comediantes aparece na lista devido a procura por programas leves para distração, caso da comediante Kate McKinnon e de Jimmy Kimmel. 

Como se defender 

Segundo o TechTudo, o usuário precisa estar atento ao pesquisar conteúdos na Internet, especialmente ao acessar sites com conteúdo pirateado. Além disso, deve-se manter um programa antivírus instalado e atualizado no computador  e no celular para proteger o dispositivo contra ameaças.