Google lança formato de stories para publicações

Chamado de “Web Stories”, ferramenta apresenta conteúdos visuais de sites de notícias

Foto: Divulgação

O Google tem agora um concorrente para Stories do Instagram. Chama-se “Web Stories”. O novo formato de publicações no Brasil será distribuído a partir do aplicativo de buscas para todos os smarthphones. A ferramente trata-se de uma nova maneira de divulgar materiais, através de recursos como vídeos, fotos, áudios e textos, construindo uma narrativa mais dinâmica para o leitor.

O novo recurso vai aparecer na aba “Discover” do aplicativo do Google — a mesma aba na qual as pessoas podem acompanhar uma seleção de notícias oferecida pela empresa. A iniciativa do Google para impulsionar o consumo de conteúdo visual está disponível no Brasil, Estados Unidos e Índia e deve chegar a mais países em breve.

A companhia afirmou que as publicações demandam menos recursos quando comparadas a vídeos tradicionais, e sua estruturação diferenciada proporciona interação otimizada, tendo como maior diferencial a hospedagem em servidores próprios e ser capaz de direcionar o tráfego para o site que a publica, que ainda recebe a receita gerada. 

Além de serem capazes de criar mais engajamento, o conteúdo pertence a quem o produziu, assim como seus resultados. A definição do tempo de exibição, inclusive, fica por conta do criador, e se ele desejar pode eliminar a efemeridade do material. Mais integrações são esperadas daqui para frente.