Jeff Bezos anuncia criação de escola para crianças carentes nos EUA

A Bezos Academy terá como missão oferecer formação na primeira infância à crianças em situação de vulnerabilidade social

O fundador da Amazon, Jeff Bezos (Foto: Reprodução)

O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou em um post de Instagram a criação da Bezos Academy, primeira escola voltada para crianças carentes como iniciativa de sua entidade filantrópica Day One Fund (Fundo Primeiro Dia). A instituição será inaugurada na cidade de Des Moines, no estado de Washington, no dia 19 de outubro.

De acordo com o site da instituição filantrópica, a escolha da cidade se deve pelas características sociais das famílias em Des Moines, que fica ao sul de Seattle, também no estado de Washington. No post, o empresário colocou a foto de uma estante com livros infantis e mesas de estudo, afirmando na legenda que a sala de aula é apenas o começo.

A Bezos Academy oferecerá atividades durante todo o ano e irá atender crianças dos três aos cinco anos de idade, além de oferecer alimentação gratuita. A escola é parte de uma iniciativa Bezos Day One Fund, anunciada em 2018, que além das escolas tem como prioridade auxiliar ONGs que estão ajudando famílias em condição de rua. Desde seu lançamento, cerca de US$ 100 milhões por ano foram entregues a estas organizações.

A linha de ensino será a montessoriana, concebida pela italiana Maria Montessori em 1898. O método é caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Bezos estudou em uma escola que segue essa filosofia.

Apesar de ter deixado claro que terão outras unidades da Bezo Academy, Jeff não divulgou onde elas serão criadas. Segundo o empresário, é preciso analisar população, localidade e outras questões que envolvem mais logística. Bezos é a pessoa mais rica do mundo e a primeira a alcançar uma fortuna de US$ 200 bilhões, conforme a revista Forbes.