Instagram amplia tempo de duração dos vídeos do Reels, concorrente do TikTok

Além do tempo maior, a ferramenta também ganhou novos recursos de edição

Foto: Reprodução

O Instagram anunciou que, a partir de agora, os conteúdos publicados na ferramenta Reels poderão ter até 30 segundos — até então, o limite era apenas de 15 segundos. Além do tempo maior de duração, foi simplificado o recurso de edição, facilitando o processo de cortar e excluir trechos dos vídeos. O Reels é o maior concorrente do aplicativo chinês TikTok, que permite vídeos de até um minuto.

Agora, na tela aparecem dois ícones de edição: uma tesoura, para que o usuário possa selecionar com o dedo o trecho a ser excluído, e uma lixeira, que fará este trabalho de modo efetivo. Além disso, também será possível prolongar a contagem regressiva para até dez segundos, do qual antes era de apenas três segundos. O recurso proporciona aos usuários a possibilidade de gravar os vídeos com as mãos livres.

Tessa Lyons-Laing, diretora de Produto do Reels, afirmou que o aprimoramento da ferramenta de vídeos curtos é feito com base no feedback dos usuários. Ela ressalta que as atualizações tem como objetivo facilitar a criação e a edição dos vídeos. Embora ainda seja cedo, a executiva assegurou que está vendo muito conteúdo criativo e divertido.

Para criar um Reels, é preciso acessar a funcionalidade para esse conteúdo na parte da câmera dentro do aplicativo do Instagram. O usuário pode compartilhar com seus seguidores no feed e, se tem uma conta pública, disponibilizá-los para a grande comunidade do Instagram por meio de um novo espaço no explorar, podendo alcançar novos públicos em um palco global. Depois de compartilhados, os vídeos são exibidos em uma guia separada no perfil.

De acordo com o Instagram, o Reels oferece às pessoas novas formas de se expressarem e de descobrirem mais daquilo que amam através da plataforma. Além de ajudar qualquer pessoa com o objetivo de se tornar um criador de conteúdo a ganhar visibilidade. A novidade já está disponível para os usuários, basta atualizar o aplicativo.