Localiza e Unidas assinam acordo de fusão para criar empresa de R$ 50 bilhões

Duas das principais empresas de locação de veículos, as companhias divulgaram um acordo para combinar suas operações

Foto: Reprodução

As companhias de locação de veículos Localiza e Unidas informaram no início desta quarta-feira (23) que assinaram um acordo de fusão de ações, mediante a incorporação de ações da Unidas pela Localiza. O valor de mercado combinado das duas empresas é de 50,5 bilhões de reais: 39,24 bilhões de reais da Localiza e 10,7 bilhões de reais da Unidas. 

Conforme o comunicado, a transação resultará na união de acionistas para prover soluções inovadoras em mobilidade, na criação de um player com escala global. Do ponto de vista econômico-financeiro, o comunicado ainda ressalta que a integração dos negócios deverá promover sinergias e aumentos de eficiência na companhia.

Os acionistas da Localiza passam a deter 76,85% da empresa combinada, enquanto os acionistas da Unidas ficam com 23,15% da nova companhia. Juntas, elas têm quase 491.000 veículos — 336.000 no segmento de aluguel e 154.000 em frotas corporativas. Segundo os termos, os acionistas da Unidas receberão 0,44682380 ação ordinária de emissão da Localiza em substituição a cada papel ordinário de emissão da Unidas, detidos até a data do acordo.

Com base nessa relação de troca, os acionistas da Localiza passam a deter 76,85% da empresa combinada, enquanto os acionistas da Unidas ficam com 23,15% da nova companhia. Com relação à distribuição de proventos, cabe a Unidas distribuir aos seus acionistas o valor total de R$ 425 milhões em dividendos, observadas determinadas condições.

As condições consistem em: pagamento condicionado à consumação da incorporação; tem por referência a posição acionária no dia do acordo; e será creditado em até 90 dias corridos após a incorporação de ações. A transação está sujeita à aprovação dos acionistas e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).