Público do Instagram já é 31% maior que o do Facebook, aponta estudo

Pesquisa revela que total de interações no Instagram foi quase 19 vezes maior que no Facebook

Foto: Reprodução

Um relatório da consultoria Socialbakers, plataforma de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, apontou que o público do Instagram já é 31% maior que o do Facebook, com um total de interações quase 19 vezes maior entre os meses de abril, maio e junho deste ano.

A vantagem do Instagram sobre o Facebook era de 28% no primeiro trimestre de 2020, antes da pandemia. O engajamento das postagens do Facebook caiu expressivamente, passando de 100% em março para 50,8% durante os meses de abril, maio e parte de junho, quando voltou aos níveis normais.

Alexandra Avelar, gerente nacional da Socialbakers no Brasil, afirmou que o Instagram está se tornando a plataforma de mídia social favorita quando se trata de engajamento de marcas. Segundo ela, o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook.

As marcas, no entanto, fizeram mais publicações no Facebook, que recebeu cerca de 70% de todas as postagens dos 50 maiores perfis de empresas, mesmo com a interação menor significativamente. Segundo a executiva, os usuários do Facebook buscam por conteúdos mais informativos, já o Instagram é uma mídia social de conteúdos mais rápidos e dinâmicos, o que engaja mais.

Para ela, a plataforma continua sendo altamente eficaz para alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca. O Instagram quase bateu seu próprio recorde de interações no final de junho, e durante o período raramente ficou abaixo de 80%.