Magazine Luiza e Amazon estão interessadas na aquisição dos Correios

Segundo titular da pasta das Comunicações, Fábio Faria, DHL e FedEx também têm interesse no processo de privatização da estatal

Foto: Reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou no começo desta semana que gigantes como a Magazine Luiza e a Amazon já manifestaram interesse na privatização dos Correios. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, ele citou ainda o interesse das empresas de logística estrangeiras DHL e FedEx na aquisição.

De acordo com Faria, quem vai estabelecer as diretrizes e parâmetros da privatização é o Congresso Nacional, com base nos estudos de consultoria contratada pelo BNDES. O ministro afirmou que solicitou para que o tema ficasse sob sua responsabilidade no ministério e que irá providenciar a articulação da tramitação do processo.

As companhias Magazine Luiza e Amazon travam uma corrida no comércio eletrônico brasileiro para reduzir os prazos de entrega de seus produtos. O aumento das vendas no Rio de Janeiro incentivaram, por exemplo, que a Magazine Luiza abrisse um centro de distribuição no estado neste ano e lojas físicas a partir do ano que vem.

Há rumores ainda de que a Alibaba estaria interessada na aquisição dos Correios. A empresa atua no e-commerce através do AliExpress e possui uma subsidiária de logística chamada Cainiao, que opera voos da China para o Brasil com o propósito de agilizar entregas. Além delas, o Mercado Livre e a americana UPS também são possíveis nomes para a compra.