Robô detecta se pessoas estão ou não de máscara

Robô Pepper ganha nova função para evitar a disseminação da Covid-19

A versão atualizada do Robô Pepper deu a ele uma nova função: garantir que as pessoas usem máscara para evitar a disseminação da Covid-19.

O humanoide de 120 centímetros analisa o rosto da pessoa e caso ele esteja descoberto, avisa “você tem que sempre usar uma máscara de maneira adequada” na língua nativa do país em que está localizado.

Jonathan Boiria, chefe de Vendas da SoftBank Robotics – empresa desenvolvedora do robô -, afirmou que a ideia não é ter um robô policial, mas fornecer um lembrete amigável às pessoas. Com o Pepper, as lojas, que precisam designar pessoas na entrada para garantir o respeito pelo uso de máscaras, ficam com liberdade para permitir que os funcionários realizem outras tarefas.

O Pepper já opera em alguns países, recepcionando visitantes em lojas, exposições e outros espaços públicos.

Selfies para garantir o uso de máscaras

No dia 1º deste mês, o Uber anunciou o lançamento de um recurso de selfie para verificar se os passageiros estão de máscara.  

Com a atualização, os motoristas podem reportar ao aplicativo usuários sem proteção facial. Se fizerem isso, o Uber solicitará aos passageiros que tirem uma selfie para comprovar o uso da máscara.  O descumprimento pode levar a desativação da conta.

O novo recurso será lançado nos Estados Unidos e no Canadá até o fim de setembro e em outras regiões (como a América do Sul) nos próximos meses.