Warren Buffett aposta bilhões no mercado japonês

Buffett investe estimados US$ 6 bi em 5 gigantes japonesas

A firma de investimentos Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, comprou uma participação de 5% em cada uma das cinco maiores sociedades comerciais japonesas, que detém grandes investimentos em energia. 

A Berkshire divulgou os investimentos na Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, Itochu e Marubeni na manhã desta segunda-feira. 

Segundo reportagem do Valor Econômico, as ações das empresas subiram pelo menos 5% e, em alguns casos, mais de 10% ajudando a elevar a média geral das ações do índice referencial Nikkei em 2% no comércio intradiário. 

A firma de Buffett não informou quanto gastou para adquirir as participações. Porém, ainda segundo reportagem do Valor, “com base nos preços de fechamento das empresas na sexta-feira, uma participação de 5% em cada uma valeria, em conjunto, cerca de US$ 6 bilhões”.

Em comunicado, Buffet disse estar muito satisfeito por ter a Berkshire Hathaway participando do futuro do Japão e das cinco empresas escolhidas para investimento. 

Segundo o bilionário, as cinco empresas “têm muitas joint ventures em todo o mundo e provavelmente terão mais dessas parcerias”.

A Berkshire Hathaway disse que tem intenção de manter o investimento a longo prazo e que pode aumentar a participação nas companhias até 9,9%, dependendo do preço.

O conglomerado de Warren Buffett também se comprometeu a não fazer compras além de uma participação de 9,9% em qualquer uma das empresas, a menos que seja aprovada pelos conselhos de administração das companhias.