Pesquisa lista empresas brasileiras com maior desempenho em inovação aberta com startups

Desta vez, quem ocupa o primeiro lugar no ranking de posições é a Natura

A natura ocupa a primeira posição no ranking Top 100 Open Corps (foto: reprodução)

Para quem ainda não está por dentro, existe um processo que avalia empresas ligadas à inovação aberta e seus relacionamentos com startups no Brasil, esse processo é realizado pela Top 100 Open Startup, plataforma que conecta startups a companhias, além de considerar fatores como: criação de programas de aceleração; investimentos e uso de espaços de coworking. Desta vez, quem ocupa o primeiro lugar no ranking de posições é a Natura. Acompanhe as outras empresas que compõem a lista.

1. Natura

2. ArcelorMittal

3. BMG

4. EDP

5. Alelo

6. BASF

7. Raízen

8. Unilever

9. Nestlé

10. Accenture

11. Cogna

12. Andrade Gutierrez

13. BRF

14. SaintGobain

15. Engeform Engenharia

16. Porto Seguro

17. Algar Telecom

18. Hospital Israelita Albert Einstein

19. Iguá Saneamento

20. Tegma

Além de avaliar a inovação que cada empresa adapta ao seu negócio, a pesquisa também aponta o crescimento de relacionamentos de inovação aberta com startups. Atualmente, o número de empresas que integra esse ecossistema é quase 20 vezes maior que em alguns anos atrás, chegando a 1.635. Há quatro anos, em 2016, esse número era representado por apenas 82 empresas.

As empresas que foram listadas acima pelo Top 100 Open Corps são responsáveis por quase 38% dos contratos de inovação aberta. Os setores financeiro, de alimentos e de varejo apresentam maior número de contratos, sem deixar de citar o setor de cosméticos que também ganhou destaque, tendo como maior representante a Natura.