Nova versão do Chrome vai alertar sobre formulários inseguros

Versão 86 do navegador terá recurso para evitar que usuários insiram seus dados em campos perigosos

Foto: Reprodução

O Google quer proteger as informações das pessoas quando elas tentam enviar detalhes através de formulários não protegidos na Web. Para isso, a partir da versão 86, o Google Chrome não irá permitir que usuários digitem informações em campos de texto e formulários não seguros, cujo conteúdo é transmititido por HTTP em vez de HTTPS.

Shweta Panditrao, da equipe de segurança do Chrome, explica que os formulários são um risco para a privacidade e segurança dos usuários, uma vez que a informação pode ser interceptada por criminosos. Os dados enviados por meio desses “formulários mistos” são potencialmente visíveis para terceiros, que poderiam ler ou modificar as informações.

O objetivo da medida é evitar que dados importantes dos usuários fiquem desprotegidos e caiam na mão de pessoas mal-intencionadas. Com a chegada do Chrome 86, o Google irá exibir avisos com letras em vermelho afirmando que o formulário não é seguro e que o autopreenchimento foi desativado.

Além do alerta, o Google removerá o preenchimento automático quando detectar que a conexão para transmissão das informações não é segura. Caso o formulário solicitar login e senha, o usuário poderá utilizar o gerenciador de credenciais do Chrome para se manter protegido. A medida pode ser positiva e deve levar mais desenvolvedores a migrar seus formulários para HTTPS.