Trolls e sua influência em manipular opiniões públicas

A ação perigosa dos trolls foi bastante presente nas eleições de 2016, nos EUA

Foto: reprodução

É do conhecimento de todos que a disseminação de notícias mentirosas ainda é um método bastante utilizado, principalmente em ano eleitoral. Falando nisso, é possível citar ação poderosa que possuem os famosos trolls, capazes de manipular a opinião pública por meio de imagens com teor apelativo, como memes, por exemplo. Durante as eleições de 2016 nos EUA, ondem disputavam o cargo de presidência Donald Trump e Hillary Clinton, várias tiragens do tipo passeavam pela internet..

Governo russo: patrocinador de trolls

O governo russo é quem ocupa o cargo de patrocinador destes trolls. As mensagens que, geralmente são disseminadas por eles, chegavam a representar 70%. Porcentagem essa que já existia, somente foram ampliadas pelos agentes. Diante de tantos meios de não ser enganado com mentiras, ainda existe bastante desinformação, constatação feita por uma pesquisa realizada por pesquisadores Gianluca Stringhini, professor de engenharia de computação na Universidade de Boston e Savvas Zannettou, estudante de ciências aplicadas à História no Instituto Max Planck, em Jena Alemanha.

1,8 milhão de imagens avaliadas

3.600 contas que divulgaram cerca de 1,8 milhão de imagens fizeram parte do estudo realizado pelos pesquisadores, além do site The Conversation disponibilizar um artigo sobre os mesmos pontos.

Em 2018, o Twitter fechou essas contas expostas no artigo, já que praticamente todas levavam desinformação a respeito das campanhas feitas em 2016. Os pesquisadores informam que conforme a eleição presidencial de 2020 se aproxima, os americanos deveriam ter em mente que russos e outros continuam em seus esforços cada vez mais sofisticados para enganar, confundir e espalhar discordância na população.

Gab e Reddit

É importante ressaltar que essas contas ainda existem e que podem, mais uma vez, atuar como manipuladoras de opinião, chegando a mudar o voto até mesmo de quem já está decidido. Uma das redes que replicavam imagens com desinformação é o Gab, que usa como alvo do ataque os políticos do Partido Democrata. Além deste, existe também o Reddit, que, por meio de imagens, promoviam políticos do Partido Republicano.