Ferramenta de “Pesquisa Avançada” está disponível WhatsApp Beta Android

Para ter acesso ao recurso é necessário ter a versão mais recente do Android, a 2.20.197.7+

Foto: reprodução

O WhatsApp recentemente anunciou mais de um de seus recursos, desta vez, se trata da ferramenta que possibilita a “Pesquisa Avançada” já existente para usuários do sistema beta do iOS, mas que também foi liberada aos usuários do WhatsApp Beta no Android.

Versão Android 2.20.197.7+

É importante ressaltar que, para ter acesso ao novo recurso, o usuário do beta Android deve ter a versão 2.20.197.7+, a mais recente. Por meio da ferramenta, é possível pesquisar por determinado tipo de mensagem, sendo ela de texto, imagem, vídeo, GIF, áudio ou documentos, que estejam registrados em conversas anteriores.

A nova versão requer calma dos curiosos, por ainda passar por fase de teste, deve demorar para ficar disponível em todos os sistemas, para isso, o usuário que perceber a falta do recurso, deve tomar como primeiro passo a atualização do aplicativo.

O segundo passo que só deve ser tomado diante da atualização não surtir efeito é realizar o backup das conversas e reinstalar o WhatsApp. Testadas todas as opções e ainda assim o aplicativo não der sinal de atualização, o recomendado é aguardar que brevemente estará liberado para todos os usuários.

Recurso de combate às fake news

Quanto às novidades anunciadas pelo WhatsApp ultrapassam a nova ferramenta e imergem à questão das fake news, entrando em cena um novo projeto que contribui com a checagem da veracidade de uma mensagem.

O recurso de checagem inicia no ícone de uma lupa que sempre irá aparecer quando houver recorrência da mesma mensagem, por meio do ícone, o usuário será direcionado ao Google e ali pode confirmar se a notícia é verdadeira ou falsa.