Nubank anuncia aquisição de empresa norte-americana de tecnologia

A negociação é a segunda compra da fintech brasileira em 2020

Foto: Reprodução

O Nubank anunciou a aquisição da empresa de engenharia de software norte-americana Cognitect. A negociação é a segunda compra da fintech brasileira em 2020, em janeiro foi fechada a compra de outra startup dos Estados Unidos, a Plataformatec, especializada em desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais.

A Cognitech ajudou a revolucionar o mercado de engenharia de software ao desenvolver dois sistemas de tecnologia amplamente utilizados na programação: Clojure e Datomic. A empresa possui alguns dos maiores especialistas do mundo em linguagem funcional, uma abordagem moderna e eficiente já usada pelos desenvolvedores do Nubank. 

A relação da brasileira com a norte-americana não é de agora. Em 2014, quando foi lançado o primeiro produto, o Nubank já tinha times da empresa prestando consultoria para a fintech. Agora, com a aquisição, todos os funcionários vão passar a integrar os times do Nubank, inicialmente de forma virtual devido à pandemia.

O CEO do Nubank, David Vélez, afirmou em nota à imprensa que a negociação deve permitir aprimorar os produtos da fintech, de modo que as pessoas tenham mais controle de suas vidas financeiras. Desde o ano passado, o time de engenharia do banco digital dobrou de tamanho e, hoje, conta com 575 pessoas.