Google One disponibiliza serviço de backup gratuito para Android e iOS

O serviço de backup será oferecido tanto para usuário quanto não assinantes do Google One

Foto: reprodução

A Google anunciou um novo aplicativo que irá reforçar a função de backup automático de contatos, fotos e vídeos salvos em dispositivos Android e iOS. O reforço será positivo para o Google One, que tem a função de armazenamento na nuvem que reúne dos dados do Gmail, Drive e Fotos.

Terão acesso gratuito à nova ferramenta tanto os assinantes quanto aqueles que não utilizam os serviços do Google One. Para os usuários que usam o Android, serviços como mensagens de texto, configurações do dispositivo, fotos, vídeos e aplicativos instalados integram o pacote de backup. Já para o iOS, serão armazenados arquivos de mídia, contatos e eventos da agenda na sua conta da Google.

Gerenciador de armazenamento

Além do novo aplicativo, também será lançado o Gerenciador de armazenamento,que irá alertar o usuário sobre serviços que não precisam estar ali e continuam ocupando espaço. E-mails apagados, com destino à lixeira, que ocupam espaço no dispositivo, serão listados e o usuário receberá a notificação destes serviços.

Todos os itens que forem considerados “incompatíveis” e desnecessários ali, entram para a lista de exclusão automática, aquelas fotos que não são abrem (apresentam erro) e mensagens do Gmail com anexos pesados também serão apagadas.

Mesmo sem data exata, por enquanto, a novidade de backup automático do Google One chegará ainda esses dias para o Android, já o iOS será liberado brevemente.