Bancos brasileiros estão à frente de ofertas de ações no país

Os bancos que mais efetivaram operações até agora foram o Dealogic, BTG Pactual, Bradesco BBI, Itaú BBA e XP Investimentos

Segundo o Valor Econômico, este ano, os bancos brasileiros estão à frente da maioria das ofertas de ações no país. Os bancos que mais efetivaram operações até agora foram o Dealogic, BTG Pactual, Bradesco BBI, Itaú BBA e XP Investimentos, nesta ordem. Todos têm dez ou mais IPOs e follow-ons. 

Ainda segundo reportagem do Valor, “num ranking que costuma ter muita variação de posições, mas entre os mesmo participantes, a XP ultrapassou grandes bancos estrangeiros com histórico longo”. 

Em entrevista ao jornal, o chefe do banco de investimento da XP, Pedro Mesquita afirma que é um mercado superconcentrado, em que muito banco local e estrangeiro tentou entrar e não conseguiu. 

Ele diz ainda que a XP tem muita proximidade com os emissores e capacidade de distribuição. Mesquita afirma também que a força do mercado local na ponta compradora, tanto institucional quanto no varejo, ajuda nessa posição da companhia. 

Como fatores de liderança, os bancos brasileiros citam estabilidade e tamanho das equipes e forte distribuição local.

Já na visão dos bancos estrangeiros, essa fidelização vem da concessão de crédito na crise. Uma fonte de banco estrangeiro cita ao Valor que “na oferta da Centauro, o BTG teria entrado com uma parcela de crédito para ingressar no sindicato”.