WhatsApp lança nova funcionalidade para combater fake news

Atalho facilita a busca de mensagens muito encaminhadas para verificar a veracidade do conteúdo

Foto: Reprodução

WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (3) uma nova funcionalidade para combater a disseminação de fake news e outras formas de desinformação no aplicativo de mensagens. O novo recurso funciona por meio de um sistema de busca integrado que vai auxiliar o usuário a saber a veracidade do conteúdo recebido.

As mensagens que sejam encaminhadas de modo contínuo receberão um ícone de uma lupa ao seu lado. Ao clicar na lupa, o conteúdo da mensagem é usado para realizar uma busca no Google. O objetivo é que, com uma consulta rápida a fontes confiáveis, o usuário possa descobrir se a informação é falsa ou não. 

Em abril deste ano o WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens para reduzir o número de informações falsas na plataforma. Com isso, mensagens que forem replicadas cinco vezes ou mais poderão ser encaminhadas somente para um pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez.

Segundo a empresa, a medida foi bem sucedida. Em comunicado, foi informado que desde a implantação do novo limite, globalmente houve uma redução de 70% no número de mensagens constantemente encaminhadas enviadas na plataforma. Além disso, no período antes das eleições de 2018, o aplicativo passou a avisar quando a mensagem é encaminhada. 

Até então, a novidade de busca está em fase de testes somente em alguns países, são eles: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido. A funcionalidade será liberada tanto no aplicativo para Android ou iOS quanto na versão WhatsApp Web.