Tesla compartilha patentes com a concorrência para vitalizar segmento

A fabricante de automóveis reforça que está disponível para licenciar software e fornecer baterias e transmissões

Elon Musk, CEO da Tesla (Foto: Reprodução)

Elon Musk afirmou no Twitter que a Tesla está empenhada em acelerar a energia sustentável e não “esmagar a concorrência”. Desta forma, a fabricante de automóveis reforça que está disponível para licenciar software e fornecer baterias e transmissões.

A mensagem surge em resposta a um artigo publicado pela Teslerati sobre as fabricantes alemãs terem planos para alcançar a Tesla no seu desenvolvimento de carros elétricos. Com uma concorrência ainda limitada no seu segmento, a companhia pretende fornecer aos seus concorrentes os componentes-chave que lhes permitiriam produzir carros elétricos.

O executivo ainda informou que a empresa também estaria disposta a compartilhar seus softwares com seus concorrentes, como o Autopilot — conjunto de recursos avançados do sistema de assistência ao motorista oferecidos pela Tesla —, que poderia propiciar uma força eminente ao mercado de direção autônoma.

Não será a primeira vez que a Tesla fornece componentes a outras marcas. Durante alguns anos a marca forneceu motores à Mercedes-Benz e à Toyota, quando estas eram acionistas da marca. Elon Musk acabou posteriormente com esta parceria e o fornecimento dos componentes em 2015.

No início deste mês, a Tesla ultrapassou a Toyota em capitalização de mercado e se tornou a fabricante de automóveis mais valiosa do mundo. Apenas neste ano, as ações da companhia já subiram mais de 170% e o protagonismo indica que o mercado de carros elétricos está ganhando ainda mais espaço.