Estudantes descobrem asteroides vindo em direção à Terra

Sua localização, agora, é bem próxima a Marte

Foto: reprodução

E se descobríssemos que um asteroide vem em direção à Terra? As estudantes indianas Vaidehi Vekariya e Radhika Lakhani, fizeram essa descoberta e alertam para o acontecimento, segundo um instituto de educação espacial indiano, nesta última segunda-feira (26), por meio de um telescópio da Universidade do Havaí, elas puderam a órbita do asteroide cruzará a Terra em cerda de um milhão de anos.

Asteroide HLV2514

Sua localização, agora, é bem próxima a Marte. Vekariya diz desejar imensamente por quando tiverem a chance de batizar o asteroide, que receberá o nome de HLV2514, mas o porta-voz do Space Índia ressalta que ele só poderá ser batizado oficialmente depois que sua órbita for confirmada pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA).

Lakhani afirmou estar estudando com afinco e acrescenta que não tem TV em casa para se concentrar nos estudos. Diante de uma descoberta com tal potencial e importância, surgem os receios, asteroides que cruzam a Terra podem deixar destroços por séculos. Em 2013, por exemplo, um asteroide mais pesado do que a Torre Eiffel explodiu sobre o centro da Rússia, e sua onda de choque deixou mais de 1 mil feridos.

Imagens captadas pelo Pan-STARRS

A descoberta foi conduzida pelo SPACE Índia em parceria com a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (Iasc) junto com as estudantes. Por meio de e-mail, J. Patrick Miller, diretor da Iasc confirmou a descoberta. Segundo a Space India, foi usado um software especializado para analisar as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí e a descoberta aconteceu em junho.