Ted Lago revela as soluções de uma cidade portuária modelo

Palestra mostra como a postura proativa enfrentou os desafios da pandemia e trouxe soluções para a região

Letícia Höfke

Na próxima terça-feira (28), às 20 horas, acontece o 5º  Meetup São Luís do Futuro, tradicional evento presencial do Maranhão que, este ano, será totalmente on-line e gratuito. 

O evento será aberto pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que vai falar sobre os aprendizados sociais de uma cidade portuária modelo. Na sua palestra, ele contará como o Porto do Itaqui tem ajudado São Luís – e o restante do Brasil – durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. 

“As dificuldades logísticas ficam mais evidentes em uma crise como a que estamos enfrentando”, diz Lago. Segundo o administrador de empresas e pós-graduado em gestão estratégica e finanças corporativas, o Brasil tem uma dependência muito forte do modal rodoviário, onde cerca de 60% de todo o volume de cargas movimentadas no país viajam por rodovias. Com a crise, a urgência de desenvolver outros modais ficou ainda mais evidente. 

“Grande parte da superação das dificuldades logísticas do país, não apenas da nossa região, passa por uma mudança na matriz de transportes e o Itaqui está na vanguarda desse processo”, afirma Lago. 

Ele também destaca que o Itaqui tem trabalhado fortemente na multimodalidade dos transportes, como a cabotagem (navegação pela costa do país) e maior escala do modal ferroviário. Cerca de 60% de todas as cargas que chegam e saem já são movimentadas por ferrovia. 

Como se inscrever

O 5.° Meetup São Luís do Futuro tem como tema “Prepare-se para um novo mundo: Soluções profissionais e de Negócio para retomada da economia”. O primeiro, segundo e terceiro lotes esgotaram rapidamente e foi aberto o quarto e último lote. As vagas são limitadas e estão terminando. Para se inscrever, basta entrar no site https://bit.ly/5Meetup-2020