Grupo Gerdau cria braço para expandir e acelerar novos negócios

Chamado de Gerdau Next, o objetivo é produzir novos produtos próximos à produção de aço

Foto: Divulgação

O grupo Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e especiais do mundo, criou um braço de novos negócios. Chamado de Gerdau Next, o objetivo é produzir novos produtos próximos à produção de aço — o negócio mais importante da empresa.

O grupo siderúrgico tem a pretensão de aumentar e acelerar os novos negócios que vêm sendo desenvolvidos pela Gerdau nos últimos anos. Em 2030, o intuito é alcançar 20% das receitas da companhia com negócios associados à cadeia do aço e atividades relacionadas. É a meta da primeira gestão não familiar dos Gerdau, que ficaram à frente até 2018.

Até 2030, os investimentos para a Gerdau Next ganhar forma estão estimados em US$ 1 bilhão. Os aportes terão cinco eixos, são eles: novos modelos de interação com fornecedores e clientes, via tecnologias digitais; novos materiais, como o grafeno; e o futuro da construção, o da indústria e o da mobilidade.

Na discussão de prioridades e investimentos futuros no período considerado, foram levadas em conta uma avaliação dos ativos atuais da empresa, as tendências dos setores em que a Gerdau está inserida e as visões de como poderá ser a Gerdau no futuro. A Gerdau Next será liderada por Juliano Prado, que chega à companhia após passagens por empresas como Shell, Raízen e Cosan.

A companhia já tem em operação a G2Base, a G2L, uma atuação acionária na Junto Somos Mais e o desenvolvimento da tecnologia de produção do grafeno (oriundo do mineral grafite) em parceria com a universidade inglesa de Manchester. A empresa trabalhou nos últimos dois anos, com apoio do conselho de administração, no Projeto Futuro da Gerdau.

A tecnologia de Manufatura Aditiva — impressão de produtos, peças e componentes industriais em 3D — é outro projeto em desenvolvimento que ficará na Gerdau Next. Presentes em 10 países, a Gerdau é pioneira no setor do aço na implantação de iniciativas de inovação digital. O resultado vem do trabalho conjunto de mais de 30 mil colaboradores.