Aumenta interesse por negócios comprometidos com o meio ambiente

Pesquisa constatou que 95% esperam que as grandes empresas se comprometam mais com o meio ambiente

Foto: Reprodução

Os brasileiros estão mais preocupados com com o posicionamento ambiental e o consumo consciente das empresas. Uma pesquisa realizada pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) constatou que a expectativa de 95% dos entrevistados é que as grandes empresas se comprometam mais com o meio ambiente.

O levantamento aponta que 60% dos brasileiros desejam um envolvimento “muito maior” enquanto 35% “um pouco maior” que as circunstâncias atuais. Os dados mostram a importância das ações das empresas e como os consumidores depositam nelas boa parte da esperança por um futuro melhor.

O diretor da área de mudanças climáticas da consultoria, Jorge Hargrave, explicou que quando se refere ao comprometimento das empresas, as pessoas querem ver respeito às leis, ao meio ambiente, uso de embalagens recicláveis, transparência na divulgação de dados, requisitos ambientais, entre outras ações.

Conforme a pesquisa, 93% acreditam que as questões ambientais são tão ou mais preocupantes do que as de saúde pública. Desta forma, com a crescente preocupação e em decorrência da atual crise dos recursos renováveis, a sustentabilidade norteia também ações individuais, além de políticas e empresariais.

Em relação ao combate à covid-19, o levantamento revelou que profissionais de saúde, ONG’s e agências globais de saúde têm mais confiabilidade do que governos e corporações. Os profissionais da saúde tiveram sua atuação tida com boa ou ótima por 83% dos entrevistados, enquanto as grandes empresas tiveram aprovação.

Jorge Hargrave afirmou que as pessoas esperam das empresas a redução de emissões de carbono, repensar a cadeia de suprimentos e não se associar com práticas ilegais. Segundo o executivo, as empresas estão percebendo que investir nessa mudança vai interferir positivamente na imagem delas.