Veja estratégias essenciais para a comunicação no “novo normal”

O mundo pós pandemia já apresenta mudanças e estratégias preparam para o "novo normal"

Foto: reprodução)

O período de isolamento social mudou e continuará modificando a vivência e a maneira de comunicação entre as pessoas. Apesar de que, aos poucos, tudo volte “ao novo normal”, muitas mudanças acompanharão milhares de pessoas a partir de agora.

Por mais inovador e tecnológico que pareça, o novo modo de se comunicar deixa diversos questionamentos nos relacionamentos entre as pessoas. No texto abaixo, serão mostradas algumas especificidades que podem alterar o jeito como a sociedade interage, faz negócios e trabalha.

Virtual versus físico

Nas relações humanas, a comunicação presencial é a expressão máxima do processo de transferência de informação. Dúvidas são tiradas durante aquele encontro, mas e o encontro virtual?

A conversa remota, método usado pelo mundo todo durante a pandemia, pode substituir o contato físico? Perceba como esse “novo normal” requer estratégias para maximizar a conversação virtual.

Abaixo, seguem algumas dicas para tirar o máximo proveito da novo realidade instaurada pela pandemia:

Desenvolva um modelo de conversação

Seja espontâneo, mas, tenha um modelo de conversa adaptado à sua comunicação. Avalie os pontos que serão debatidos e esclarecidos em cada conversação. É necessário gerir o contato para atingir objetivos. É preciso pontuar e anotar os pontos principais e tópicos que precisam ser tratados com antecedência. Lembre que perguntas são melhores de serem feitas ao final do bate-papo.

Trabalhe gestos e postura

Gestos e olhares são expressivos, portanto, é necessário se atentar aos pequenos detalhes. Antes de qualquer conversação, busque relaxar e ser mais tranquilo possível. Foque em manter o contato visual e passar segurança em sua aprensentação. Não gesticule de maneira que demostre nervosismo ou desconforto. Atenção para as pernas ou mãos que parecem ter vida própria. Apresentações de slide ou palestra pedem postura, para isso, faça isso de pé. Isso ajudará a projetar equilíbrio e assertividade.

Seja um ótimo profissional

Seja cuidadoso com pontos cruciais como, preparar o ambiente de trabalho, de preferência silenciosos, organizado, bem iluminado e com equipamentos técnicos de qualidade, com isso, o profissional passa a imagem de cuidado além do conteúdo, mas também com a técnica. Vale atentar, também, à internet confiável, iluminação dedicada, câmera nítida, microfone de mesa ou fone de ouvido com cancelamento de ruído. Esses cuidados deixam o momento mais agradável e descontraído.

Alinhe

Seja simples, mas comunique bem, com clareza. Atenção à sua voz, seu tom, sua entonação, tudo isso é percebido por quem está do outro lado. Alinhe todos os pontos e tenha um dia de trabalho com o “novo normal” totalmente gratificante.