Confira as novidades do novo sistema operacional lançado pela Apple

O sucessor do iOS 13 estará disponível a partir do iPhone 6s

Foto: Reprodução

iOS 14, sistema operacional presente nos iPhones, foi a grande novidade anunciada pela Apple na Apple Worldwide Developers Conference 2020 (WWDC), evento que aconteceu nesta segunda-feira (22). O novo sistema estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores da empresa.

O sucessor do iOS 13 estará disponível para os mesmos aparelhos que receberam a versão antiga, lançada no ano passado, são os iPhones 6s, SE, 7, 8, X, XR, XS, 11, 11 Pro e SE 2. Em julho, uma versão beta pública poderá ser baixada, já a versão final deverá chegar a partir de outubro.

Entre as novidades está a nova tela inicial do iPhone, que dispõe um espaço chamado App Library, que criará pastas de forma automática para reunir aplicativos por categoria em uma única página. Os mais usados vão ficar no topo da página.

Outra nova funcionalidade do iOS 14 será nos ícones dos aplicativos, como previsão do tempo e calendário. Agora será possível incluir informações como temperatura e data, além de uma exibição maior para uma visualização mais prática na tela de início.

O App Clips é outra grande novidade, a nova função do iOS 14 permite acessar recursos de aplicativos sem baixar o aplicativo. Por meio da tecnologia NFC, será permitido que os desenvolvedores insiram em uma espécie de código pequenas partes de um aplicativo, de até 10MB, que terá integrações que possibilitará realizar pequenas ações mesmo sem baixá-lo.

A Siri, aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS, também ganhou uma nova versão. Ela não ocupará mais a tela toda do aplicativo quando for acionada, e vai ganhar funcionalidades mais inteligentes. As ligações também não tomarão mais a tela inteira, aparecerá no topo da tela somente como uma notificação simples.

A chegada do modo PiP (picture-in-picture) também é uma novidade. Ele permite a visualização de vídeos sobrepondo outros aplicativos, além de reproduzir o áudio mesmo com o vídeo minimizado. Já o aplicativo Translate vai permitir a partir do novo sistema operacional que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, com o aplicativo intermediando a tradução.

O Messages ganha a ferramenta para fixar conversas mais no topo dos chats. Conversas em grupo agora possuem a possibilidade de menções e de responder mensagens específicas, e terá uma opção de notificações apenas quando o usuário for mencionado. Os Memojis ganharam feições de mais idades e máscaras faciais.

O navegador Safari receberá melhorias no gerenciamentos das abas, além de uma nova função de privacidade para informar ao usuário quais informações estão sendo coletadas por um site que ele visita. E o Apple Maps agora informa localização de travessias de pedestres e um guia para sugerir lugares para visitar.