Consultoria PwC muda de comando para enfrentar a crise causada pela pandemia

No final do mês de Junho, Fernando Alves deixa a presidência da PWC

No começo desta semana, quando completa o seu segundo mandato de cinco anos, Fernando Alves deixa a presidência da PwC, consultoria líder na área de tecnologia. Ele será substituído pelo sócio-líder de serviços de auditoria, Marco Castro

Segundo reportagem do Valor Econômico, nos últimos meses, Alves enfrentou problemas por causa da pandemia do novo coronavírus: a maior parte dos clientes não cancelou, mas propôs a renegociação de contratos. Isso afetou as divisões de consultoria tributária e societária e de assessoria em transações financeiras. 

Ainda de acordo com a reportagem, a divisão de auditoria foi uma das menos afetada. A receita ajudou a sustentar as operações e o faturamento com consultorias relacionadas a transformação digital e de investigação forense, que tiveram uma demanda maior nesse período de pandemia. 

Segundo Alves, em entrevista ao Valor, o impacto da pandemia nas empresas depende do setor, mas não há dúvida: muitas terão que revisitar seu modelo de negócios. No período pós-crise, afirma que expectativa é de retomada de investimentos de estrangeiros no país.