Minecraft se torna uma das maiores franquias do mundo

Em maio, o game alcançou 200 milhões de cópias vendidas

Minecraft alcança 200 milhões de cópias vendidas (foto: reprodução)

O Minecraft já é considerado um dos jogos mais reconhecidos, tanto que alcançou 200 milhões de cópias vendidas. Com essa marca o game seria facilmente localizado na lista de jogos mais vendidos do mundo, mas, para a Mojang o game é capaz de superar esses números. O objetivo para alavancar ainda mais o potencial e alcance do público e torná-lo uma franquia para todos os tipos de jogadores.

Segundo Helen Chiang, chefe de estúdio na Microsoft, que comprou a franquia em 2014, por US$ 2,5 bilhões, é muito animador quando você pensa em números dessa escala e em quantas pessoas o jogo toca. Acho que isso continua a crescer com os games novos. A equipe está muito animada com o poder do universo da marca e em tentar usar isso para melhorar o mundo.

Com sua franquia inicial voltada ao público mais jovem, o game bateu a marca de 100 milhões de cópias vendidas em 2016 após sete anos do lançamento de sua fase teste, em 2009.

Para Chiang, há muitos dados sobre quais públicos a empresa pode ir atrás, e ela acha que ‘Minecraft’ está em um ponto no qual tem um público muito distinto, então sempre podem dizer que querem ir atrás dos mais novos, ou mais velhos, mas a verdade é que o jogo em si tem jogadores de todas as idades, em todos os países do mundo.

Para expandir seu público mais jovem e atingir os mais velhos, a empresa lançou, recentemente, o ‘Minecraft Dungeons” que poucas semanas após seu lançamento se tornou um absoluto sucesso, ultrapassando o público de Animal Crossing: New Horizons, estando entre os mais vendidos para o console da Nintendo no Brasil e nos Estados Unidos.

Uma das coisas maravilhosas sobre o game é que ele foi desenvolvido para jogadores de todas as habilidades e estilos. É fácil para qualquer um começar.

Chiang relata ter duas filhas, uma de 4 e outra de 8 anos. E passaram o fim de semana jogando. Há tantas oportunidades no futuro dessa franquia. Estão sempre procurando novas formas para levar novas experiências para os jogadores, relata a executiva.