MPEs brasileiras participam de rodada virtual para exportação de bebidas e alimentos

As instituições brasileiras participantes compõem o Plano Nacional da Cultura Exportadora

A rodada internacional tratou de assuntos como exportação de bebidas (foto: reprodução)

Entre os dias 22 a 26 de junho, acontece a rodada internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas promovida pelo Banco Interamericano e Desenvolvimento (BID) em parceria com o Sebrae e realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil. Diversos brasileiros que integram o grupo de fornecedores têm a oportunidade de se conectar com toda a América Latina, envolvendo também dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes e Canadá.

Rodada remota

O encontro não será realizado presencialmente por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, pela primeira tudo será realizado de maneira remota. A rodada tem à sua frente o Sebrae e Apex-Brasil. As instituições brasileiras participantes da rodada compõem o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, a internacionalização aumenta a competitividade das empresas, com a ampliação de mercados e diversificação da demanda o que se transforma em mais uma alternativa para se conseguir ultrapassar esse momento desafiador que vivemos.

Geração de negócios

Para Deborah Rossoni, gerente de competitividade da Apex-Brasil relata que para a Apex-Brasil, as rodadas virtuais fazem parte de um conjunto de ações de suporte às empresas brasileiras para incrementar a geração de negócios internacionais e tornar a nossa indústria mais competitiva, com mais efetividade e menores riscos.

A Business Connection Brazil: food & beverage, rodada virtual integra o Connectamericas.com. Pelo menos 300 mil empresários são assistidos pela plataforma de negócio desenvolvida pelo BID, valendo ressaltar que ela é gratuita. Bruno Quick, diretor do Sebrae fala sobre o primeiro evento que acontece no Brasil de forma online, para ele, será uma semana inteira de atividades online onde prestarão todo o suporte para que as empresas tenham agendas de negócios bem sucedidas.