Facebook e Instagram desenvolvem canal de vendas online para perfis de empresas

A princípio, o recurso está disponível apenas para os norte-americanos, mas até o fim de 2020 chegará a todos os países

Facebook e Instagram Shops (foto: reprodução)

Após a crise econômica em que se encontram a maioria dos países, os pequenos empresários ganharam espaço de vendas através do Facebook. O anúncio do novo canal foi feito por Mark Zuckerberg durante videoconferência. Por enquanto, a ferramenta do Facebook e Instagram Shops está disponível para ajudar empresários norte-americanos durante a crise dos EUA.

Zuckerberg explicou que, se alguém não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos online e enviá-los às casas. Nesse período, muitas pequenas empresas que nunca tiveram negócios online devem entrar online pela primeira vez.

O recurso, que está disponível em sua versão beta, já tem o passo a passo disponível na página oficial da empresa no Twitter. Ajudar as pequenas empresas a adaptarem-se a facilitar cada vez mais ao cliente o processo de escolha e e compra de um produto, esse é objetivo do novo recurso, de acordo com o comunicado do Facebook. A versão estará disponível para todo o mundo até o fim de 2020.

A divulgação dos Shops virão a todo vapor. A intenção é ir utilizar todos os canais e opções. Além de estarem disponíveis nas páginas de empresas do Facebook e nos perfis do Instagram, os stories também terão a função de replicar a informação por meio de anúncios.

O Messenger, Instagram e WhatsApp servirão de canais de suporte ao cliente. Segundo Zuckerberg, o recurso continuará sendo útil após a pandemia. Ele acredita que continuaremos vivendo mais de nossas vidas online e fazendo mais negócios online.

Os usuários que quiserem comprar por meio do novo recurso, podem seguir o passo disponível na página Introducing Checkout on Instagram. Na mesma página é possível ficar ciente do processo de processo de pagamento e envio do pedido solicitado.

Por enquanto, apenas as marcas Adidas, MAC Cosmetics, Dior, Zara, Prada e Nike oferecem o checkout no Instagram, somente para pessoas nos EUA. O recurso, que foi apoiado por parceiros como: Shopify, Big Commerce, Woo, Channel Advisor, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics, oferece opções de modificar e personalizar as lojas, os empresários podem adicionar identidade visual ao canal e separá-lo por Categorias.