SpaceX enviará astronautas ao espaço pela primeira vez

É o primeiro voo tripulado partindo de solo americano em nove anos.

A SpaceX  desafiou as expectativas. Amanhã, quarta-feira (27), a empresa vai enviar ao espaço dois astronautas no primeiro voo tripulado partindo de solo americano desde 2011, quando o ônibus espacial Atlantis foi aposentado. 

A previsão é de que, às 17h33 no horário de Brasília, o foguete SpaceX Falcon 9 decole da plataforma de lançamento 39A com a cápsula Crew Dragon no topo. O lançamento recebeu autorização apesar da pandemia de coronavírus.

Entre os espectadores no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está o presidente Donald Trump. Em razão do isolamento social e da quarentena, o público irá acompanhar o lançamento pela transmissão ao vivo. A Nasa TV fará uma transmissão ao vivo via YouTube a partir das 13h15, cobrindo todos os preparativos antes do lançamento. 

Segundo reportagem do G1, a Nasa concedeu à SpaceX mais de US$ 3 bilhões em contratos desde 2011 para construir a espaçonave, que será tripulada por Robert Behnken, de 49 anos, e Douglas Hurley, de 53. 

A viagem durará 19 horas, e será rumo à Estação Espacial Internacional, onde dois astronautas russos e um americano já estão esperando por eles. Não se sabe ainda quanto tempo a missão vai durar. Essa decisão será tomada pela Nasa quando os astronautas já estiverem a bordo da ISS. 

Segundo o Olhar Digital, essa missão quebra a dependência da NASA em relação à Rússia, pois desde o encerramento das atividades da Atlantis, todas as viagens de astronautas à ISS foram feitas usando foguetes e cápsulas russas.