Gigante de bebidas digitaliza o pequeno varejo

Z. Tech é uma empresa de tecnologia da Anheuser-Busch Inbev

Misturando cerveja e tecnologia, a Z. Tech é uma empresa de tecnologia dentro da Anheuser-Busch Inbev (ABI), multinacional de bebidas e cervejas formada em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev

A principal função da Z. Tech é digitalizar o pequeno varejo. Segundo o Brazil Journal, o primeiro investimento da empresa foi a Menu, uma espécie de atacado virtual com alimentos, bebidas e produtos de limpeza. 

Através do Menu, os pequenos varejistas podem repor o estoque comprando dos fornecedores que já estão na plataforma. A ferramenta já foi expandida para o México e está chegando na Colômbia. 

Outro investimento é uma carteira digital chamada Donus, que permite ao varejista receber o pagamento dos clientes direto no aplicativo, além de usar o dinheiro para pagar contas ou fazer transferências peer to peer.

O foco é atender aos mais de 30% de pequenos varejistas que não tem conta em banco e aos 40% que não tem cartão de crédito ou débito. 

A previsão é que, até o final do ano, a Z. Tech venda suas soluções para 100 mil clientes da Ambev – 12,5% do total – e transacione R$ 220 milhões.