Satélite feito de sucata de equipe maranhense é classificado em competição do INPE

O CanSat foi desenvolvido por integrantes do IEMA, único entre escolas públicas do Nordeste

Projeto desenvolvido por alunos do IEMA de Axixá (foto: reprodução)

Integrantes do IEMA, (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), da unidade plena de Axixá, se classificaram, no ano passado, para 3º CubeDesign, competição realizada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais). O Grupo de Estudos Aeroespaciais (GEA), que passou para a próxima fase, desenvolveu o projeto com o uso de nanossatélites.

CanSat à base de sucata

A equipe maranhense é a única selecionada entre escolas públicas do Nordeste. O projeto que leva o nome de CanSat foi criado por um grupo que conta com ex alunos e professores do instituto. A invenção ganhou destaque por ter sido construído à base de sucata e produtos de baixo custo.

Em declaração, Léa Cristina, gestora geral da unidade plena de Axixá, a classificação é motivo para estarem radiantes já que a equipe foi selecionada para participar do maior evento de satélites do Brasil. Estar entre os melhores era o sonho deles desde que começaram a trabalhar com satélites na unidade.

Cooperação do Instituto Federal do Rio de Janeiro

Jonny Erick, coordenador de laboratórios, expressou seu orgulho com a classificação da equipe, para ele, estudar pequenos satélites é muito complexo, pois a referências usadas são todas em língua estrangeira e tiveram poucas bibliografias no país. Estudaram muito, contaram com a ajuda de pesquisadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), buscaram tradução dos artigos em inglês para avançar no projeto. Erick ressalta a felicidade de todos, pois é a concretização de um sonho, pois é muito importante representar o Maranhão e as escolas públicas do Nordeste.

Um dos integrantes da equipe, Samuel Amaral, que é ex aluno do instituto, relatou a relevância da classificação, para eles que estão dedicados ao projeto, significa que exerceram a autonomia e alcançaram aquilo que sonharam desde a criação do grupo. O CubeDesign é um sonho antigo. É muito gratificante estar entre os classificados, pois eles trabalharam duro para alcançar esse êxito.

Próxima fase adiada por conta do coronavírus

A próxima fase da competição foi adiada para julho de 2021 por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus e será realizada em São José dos Campos (SP).