Aplicativo facilita busca por empregos e iniciativas solidárias

Criada por empreendedores de Maringá, solução chega para ajudar no enfrentamento à pandemia do coronavírus

Foto: Reprodução

O aplicativo global Linkle, que começou a rodar nos Estados Unidos no ano passado, acaba de chegar ao Brasil para auxiliar as pessoas diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A plataforma distribui vagas de emprego conforme a geolocalização dos candidatos e agora tem uma nova funcionalidade, que liga voluntários que oferecem ajuda a quem precisa. Os serviços estão sendo oferecidos sem nenhum custo.

Criada por empreendedores de Maringá (PR), a plataforma já está cadastrando oportunidades de emprego e candidatos no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. As vagas são exibidas conforme a proximidade com o candidato.

O app também recebe o cadastro de voluntários que desejam prestar apoio e de pessoas que estão precisando de ajuda, como alimentação, itens de higiene ou mesmo para buscar uma compra na farmácia ou mercado.

A fundadora da startup Linkle, Rosane Prado, afirma que o esforço, neste momento, está voltado ao Brasil. Ela diz que está buscando parceiros no país para divulgar vagas de forma gratuita, para quem oferta e quem busca. Além disso, ela conta que está sensibilizando voluntários e abrindo cadastro para quem precisa de ajuda.

Neste momento em as autoridades da Saúde Pública recomendam isolamento e distanciamento sociais para combater a disseminação do vírus, o mecanismo do Linkle se mostrou promissor.

A plataforma usa geolocalização para oferecer a vaga conforme a proximidade entre a empresa e local onde o candidato mora ou estuda, a fim de reduzir o tempo de deslocamento, e sugere rotas de ônibus, por exemplo. A ideia do Linkle surgiu em São Paulo, onde a fundadora enfrentava dificuldades com o próprio deslocamento e para contratar pessoas para uma empresa de tecnologia.

Dessa forma, o aplicativo também se mostra útil para conectar voluntários e pessoas que precisam de ajuda. O head de produtos da plataforma, Emerson Castilho, que propôs a ação solidária, explica que muitos estão dispostos a ajudar e não sabem como, e outros estão precisando de apoio e não sabem para quem pedir. Ele afirma que quer possibilitar esse contato, encurtando o caminho.

O app está disponível para IOS e Android. O link para download é o get.linkle.io. Para as empresas interessadas em cadastrar vagas, basta acessar o app.linkle.io.