Petrobras elevará em 10% o preço da gasolina em refinarias

Reajuste começa a valer a partir desta quinta-feira (14); preço do diesel será mantido

Foto: Reprodução

Petrobras afirmou nessa quarta-feira (13) que elevará em aproximadamente 10% o preço da gasolina nas refinarias a partir da próxima quinta-feira (14) — na última semana a Petrobras já havia elevado em 12% o preço médio. Ao todo, a estatal já revisou o preço do combustível 14 vezes só em 2020.

O avanço dos preços se dá num cenário de recuperação recente dos preços do barril do petróleo no mercado internacional com novos sinais de corte na produção. Em relação ao diesel, seu valor já foi revisado 11 vezes esse ano e o valor nas refinarias será mantido. No dia 26 de abril, a companhia havia rebaixado o preço médio do litro do óleo diesel em 10%.

A variação do preço não será repassada imediatamente para os consumidores finais, já que depende de margens de distribuição e revenda, impostos e a adição de etanol anidro, que é obrigatória. Na semana passada, os preços dos combustíveis nos postos recuaram 2,7%, a R$ 3,823, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).