Comércio brasileiro cai 20,1% devido a quarentena, aponta Boa Vista

A última pesquisa já havia apresentado queda no índice

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comércio no Brasil caiu 20,1% no primeiro mês de quarentena imposta para combater a pandemia do novo coronavírus, entre os dias 17 de março e 15 de abril, em relação aos 30 dias anteriores — 16 de fevereiro a 16 de março. É o que mostra o levantamento da Boa Vista a partir da quantidade de consultas de clientes varejistas à sua base de dados no período.

A última pesquisa já havia apresentado queda no índice, de 5,1% no terceiro mês deste ano no confronto com fevereiro, com ajuste sazonal. Os dados refletem os efeitos das medidas de isolamento social e restrições impostas ao comércio devido a pandemia, e indicam uma desaceleração do setor nos próximos meses, de acordo com informações do levantamento. 

O segmento de Móveis e Eletrodomésticos foi o mais afetado, ao registrar declínio de 56,2% no período estudado. Em março, já tinha mostrado recuo de 13,5% em março. A categoria de Supermercados, Alimentos e Bebidas foi a única que evitou perdas mais significativas, caindo apenas 0,5% no levantamento parcial.

A segunda atividade a mostrar maior variação negativa foi a de Combustíveis e Lubrificantes (-9,9%), após declínio de 6,7%.O segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados teve queda de 7,8% no período analisado da quarentena, depois de ter cedido 1,1% na pesquisa passada.