Saiba de onde vem o dinheiro de ajuda durante pandemia

O dinheiro vem de empréstimos através dos títulos públicos

Para combater a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, vários países ao redor do mundo vêm liberando recursos. Esse dinheiro vem de empréstimos através, principalmente, dos chamados títulos públicos, contratos emitidos pelo Tesouro Nacional em que investidores emprestam dinheiro ao governo por um período de tempo. 

Negociado no mercado financeiro, por bancos, fundos de investimento e investidores, no vencimento, o dinheiro é pago com juros, ou seja, com uma determinada rentabilidade que pode ser pré-fixada ou pós-fixada. 

Devolução do dinheiro 

O governo geralmente devolve esse dinheiro por meio de arrecadação de impostos ou lucros de empresas estatais; não se sabe ainda se os impostos vão aumentar ou se haverá o corte de gastos para aumentar a liquidez. 

Bancos centrais também tem participação nesse processo. Alguns bancos centrais compram títulos do governo e outros ativos e, para pagar por isso, criam “dinheiro novo” – o chamado afrouxamento monetário. De acordo com o Época Negócios, diversos bancos centrais ao redor do mundo já disseram que vão fazer mais afrouxamento monetário nesta pandemia.