Vacina contra Covid-19 terá sua primeira fase de teste na Alemanha

Desenvolvida pela BioNTech, a vacina recebeu o nome de BNT162 e terá duas etapas de teste

Alemanha iniciará a primeira fase de testagem da vacina BNT162 contra o coronavírus (foto: reprodução)

Com um dos melhores cenários quanto ao novo coronavírus, a Alemanha é referência para outros países em combate e menor índice de proliferação do vírus. Nesta quarta-feira (22), o Instituto Paul Ehrlich anunciou a autorização para a testagem de vacinas contra a Covid-19 em humanos. Mesmo sendo liberada, ainda não há data confirmada para o inicio dos testes.

Vacina BNT162

A empresa responsável pelo desenvolvimento da BNT162 – nome dado à vacina – é a BioNTech. Entra nessa iniciativa aPfizer, gigante farmacêutica com bastante reconhecimento no mercado. De acordo com o site Independent, o projeto também será testado nos Estados Unidos quando as agências americanas autorizarem.

Antes de chegar á sua fase final, há a necessidade de confirmação de que a vacina não causará danos à saúde, com isso, o primeiro passo a ser alcançado é a garantia de segurança, sua eficácia vem logo depois. A fase de teste contará com um grupo com o perfil entre 18 e 55 anos e que estejam saudáveis. O objetivo é avaliar como se comporta a vacina aplicada nesses 200 voluntários, caso tenha resultado positivo, passa a ser testada em pessoas que são classificadas como grupo de risco da Covid-19.

700 voluntários passarão pela etapa de testes

Além dos primeiros testados, mais 500 voluntários farão parte da segunda etapa de teste.A estimativa de tempo para finalizar os testes gira em torno de três e cinco meses. Após esse período de testagem, já é possível concluir se a vacina terá avanço e será eficaz na prevenção do vírus. De acordo com o instituto, brevemente outras vacinas estarão a caminho de receber aprovação para testes clínicos na Alemanha.