Auxílio emergencial da Caixa poderá ser usado para transações no PicPay

A iniciativa contribui para reduzir os impactos da crise

Foto: Reprodução

Mais de 100 milhões de correntistas da Caixa Econômica Federal e beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 já podem utilizar o cartão de débito virtual Elo, oferecido de forma gratuita pelo banco, para incluir saldo no PicPay e realizar transações com o aplicativo de pagamentos à distância. A iniciativa contribui para reduzir os impactos da crise.

Ao cadastrar o cartão e colocar saldo na carteira digital, tanto correntistas da Caixa quanto beneficiários do Governo Federal poderão pagar contas — de luz, água e outros boletos bancários —, realizar compras em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil e fazer transferências para outras pessoas instantaneamente e sem taxas.

Além disso, será possível sacar dinheiro nos terminais do Banco24Horas e acessar serviços como recarga de celular, pagamento de estacionamentos e compras no e-commerce. A Caixa estima criar 30 milhões de poupanças sociais digitais — com movimentação feita 100% pela internet e um cartão de débito virtual — para os que têm direito ao auxílio.

A conta será aberta automaticamente para trabalhadores informais que já estão no CadÚnico e não são clientes da Caixa ou do Banco do Brasil. Os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos contribuintes para o INSS e beneficiários do Bolsa Família que se inscreverem no programa também receberão pela poupança digital e terão o cartão de débito virtual.