Maranhão amplia locais de teste para coronavírus

Os moradores de São Luís agora têm quatro locais para testes

No início desta semana, o governo do Maranhão ampliou o número de locais para testes do novo coronavírus. Agora, os moradores da ilha de São Luís podem testar em quatro lugares diferentes: nas UPAs do Araçagi, do Itaqui-Bacanga, dos Vinhais e Cidade Operária.

O Centro de Testagem do Viva Beira Mar passou a ser dedicado exclusivamente a profissionais da saúde e da segurança pública, não mais atendendo a população em geral. Para realização da testagem, os profissionais de saúde e da segurança devem apresentar RG e contracheque.

Nas quatro UPAs que fazem os testes, profissionais da saúde realizam a triagem dos pacientes nas tendas externas. Se o paciente apresentar sintomas leves, ele vai levar o atestado de 14 dias e orientações de permanecer em casa. Em caso de agravamento do quadro, deve retornar à unidade.  

Já se os sintomas foram moderados (tosse seca, coriza, febre de 38 graus e desconforto respiratório), o paciente é encaminhado ao Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) ou ao Hospital Universitário (HUUFMA). 

Pacientes em estado grave (com tosse intensa, falta de ar e febre alta) deverão ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva das unidades de referência.