Confira dicas do Sebrae-MA para lidar com a pandemia

Reduzir e planejar são as palavras chaves para um bom equilíbrio da gestão de negócios

No Facebook, o Sebrae-MA está fazendo uma série sobre como os negócios podem lidar com os efeitos da pandemia do coronavírus. A primeira dica é o planejamento. Planejar os próximos meses é essencial; precisa-se rever a operação e entender quais aspectos do negócio podem ser afetados. 

Também é necessário ter um plano de ação prevendo ocorrências futuras e as possíveis alternativas para minimizar os impactos negativos, com foco na saúde dos colaboradores e clientes e na manutenção das atividades da empresa.  

Outra dica é: reduzir despesas. O empresário deve reavaliar todas as despesas – desde o papel para impressão, café, descartáveis, material de escritório, plano de telefonia e internet – para ver se há desperdício e atente para o que realmente é utilizado. 

O empresário precisa revisar os contratos de prestação de serviços e os de aluguel, assim como financiamentos para buscar uma negociação melhor, além de ver se está na hora de substituir máquinas e equipamentos ultrapassados e que consomem mais energia elétrica. Também precisa otimizar a logística dos processos para reduzir as despesas com o deslocamento e transporte.