Operadoras permitem acesso gratuito ao app e site do auxílio emergencial

Usuários podem se cadastrar para receber o benefício mesmo sem plano de dados no celular

Foto: Reprodução

Uma parceria entre operadoras de telefonia móvel Algar Telecom, Claro, Oi, TIM e Vivo e a Caixa Econômica Federal permite acesso gratuito ao aplicativo e site criado pelo governo para realizar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, sem descontar do pacote de dados o tráfego de uso desses canais. A medida vale para planos pós e pré-pagos.

O auxílio emergencial é um benefício financeiro concedido pelo governo federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para ajudar todos a realizarem suas inscrições, Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, declarou que fechou parceria com as empresas de telefonia brasileiras para que as pessoas consigam realizar o cadastro mesmo sem crédito no dispositivo. No caso do aplicativo, porém, é preciso baixá-lo antecipadamente, apenas a navegação será isenta de cobrança. 

As empresas já haviam implementado relevantes iniciativas no auxílio ao combate ao novo coronavírus, como ações para ampliar o acesso aos serviços para os usuários, concedendo bônus nos planos do pré e pós-pago, acesso gratuito ao aplicativo do Ministério da Saúde e maior flexibilidade no processo de cobrança.