Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a proliferação do novo coronavírus, é preciso ficar em casa de modo a se isolar socialmente. Nesse período de trabalho remoto, no entanto, profissionais desempregados ou que estão em busca de renda complementar podem encontrar oportunidades para manter suas habilidades afiadas e conseguir pagar as contas.
O site de empregos Indeed apontou as áreas mais procuradas durante o período de isolamento social, sendo elas: Gerente de Marketing & Mídia Social, Escritor freelancer, Atendimento ao cliente, Assistente virtual e Tutor EAD.
Já a Workana, revelou que houve um aumento de 10% na procura por profissionais na área de Suporte Administrativo e de 3% na área de TI e Programação – dentro deste último, houve o crescimento de 11% de procura na área de programação de apps para Android e IOS e o aumento de 6% na área de Web design.
Já na plataforma Creators, houve aumento nas áreas de Diretores de Arte (35,6%), Redatores (17,8%), Gestor de Projetos (8,6%), Ilustradores (8,2%), Community Manager (6,8%), Designers Gráfico (6,8%), Planners (6,8%) e Desenvolvedores (5,5%). Dentro da plataforma Revelo, o crescimento foi na área de Bussiness Intelligence, o que não acontecia antes do isolamento social. As vagas são para Análise de dados, Análise de performance, Data Engineer e Data Science. Também houve crescimento expressivo na área de TI.