Painel monitora coronavírus no Brasil em tempo real

Plataforma foi criada pela Rede Covida e permite que o usuário tenha acesso a evolução dos casos e previsões

Por Letícia Höfke 

A pandemia de coronavírus chegou ao Brasil e muitas vezes, com tantas informações, fica difícil acompanhar as notícias sobre o COVID-19. Para monitorar o alastramento da doença, a Rede Covida – Ciência, Informação e Solidariedade, iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), lançou, nesta sexta-feira, 27, um painel que traz em tempo real, informações acerca do coronavírus no país. 

A plataforma pode ser acessada através do site http://covid19br.org/. O usuário pode visualizar dados atuais, evolução dos casos, os óbitos e a concentração da doença em cada estado do Brasil, além de acessar previsões da situação nos próximos dias. 

O Maranhão, por exemplo, tem 23 casos confirmados e um óbito. A previsão é de que até o dia 6 de abril, chegue a 182 casos confirmados.  

São Paulo está no mapa como o estado com a maior concentração de coronavírus. De acordo com o site, que usa informações do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde de cada estado, são 1451 casos confirmados e 98 óbitos. A previsão até o dia 6 de abril é que chegue a  mais de 5 mil casos.  

A iniciativa mostra também gráficos com casos acumulados e casos diários para que o usuário possa acompanhar o crescimento do Covid-19 no Brasil. 

Outras plataformas 

O Ministério da Saúde também tem um site interativo que mostra os dados sobre coronavírus no país inteiro. A atualização é feita uma vez por dia, e a plataforma exibe o número total de casos confirmados, a quantidade de mortes até o momento e o percentual de letalidade. A ferramenta mostra também os números por estado e por região do país.

O Ministério tem ainda aplicativos para celular com dicas para prevenção e endereços de unidades de saúde mais próxima. Os apps podem ser baixados de graça nas lojas do Google e da Apple.

O Lagom Data é um mapa interativo criado pelo jornalista Marcelo Soares, que mostra as informações de cada estado sobre o Covid-19. O site disponibiliza uma série de referências para contextualizar os dados.

A Universidade de Viçosa também tem um mapa interativo, com o número de casos confirmados por município. Também há uma tabela com a evolução temporal por cidade e um mapa com o risco de propagação, Contudo, os dados não são atualizados em tempo real.