Qualidade de serviços de streaming podem cair devido maior consumo

Nova medida diminui a velocidade necessária para transferir as séries e filmes

Mandatory Credit: Photo by Isopix/REX/Shutterstock (10184354a) Illustration of the video streaming company Netflix. Logo Netflix on the keyboard of a remote control in front of a TV. Netflix, Belgium - 01 Apr 2019

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor forma de se evitar a proliferação do coronavírus é através do isolamento social. É necessário que as pessoas fiquem em suas casas de modo a diminuir o contato com outras. 

Por causa disso, o consumo de internet aumenta, principalmente em relação aos serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e outros. 

O alto consumo de dados fez com que essas empresas começassem a reduzir a qualidade de imagem do conteúdo. Por mais que isso pareça ruim a primeira vista, na verdade, pode ajudar a internet do usuário a não piorar. 

Com a nova medida, a velocidade necessária para transferir as séries e os filmes cai. Diminuir a qualidade dos conteúdos via streaming é uma estratégia para garantir a conexão das pessoas a outros serviços.

No Brasil 

A onda, que começou na União Européia, chegou no Brasil. Desde segunda-feira (23), as plataformas da Globo transmitirão apenas vídeos em HD, ou seja, 720 pixels. 

Os conteúdos deixarão de ser enviados temporariamente aos clientes com resolução Full HD e 4K (1080 pixels). Um capítulo de novela, por exemplo, consome 2,5 Gigabytes se for transferido em Full HD, mas apenas 1,2 GB se for em HD.