Alibaba cria tecnologia que acerta 96% dos casos de coronavírus

Sistema dá diagnóstico em 20 segundos

Foto: Reprodução

O Alibaba, conhecido internacionalmente pelo seu varejo online, investe constantemente em inteligência artificial (IA). O último esforço da companhia foi diagnosticar o novo coronavírus por meio da criação de um algoritmo que detecta a doença em 20 segundos, ao analisar tomografia de pacientes com pneumonia.

Chamado Damo Academy, o algoritmo de diagnóstico foi criado pelo instituto de pesquisa do Alibaba. O sistema de IA tem eficiência para diferenciar pacientes infectados a nova doença e aqueles que possuem pneumonia viral comum com precisão de 96%. Ele aprendeu a detectar a doença ao analisar mais de 5 mil tomografias de casos confirmados.

Enquanto o sistema faz a análise em torno de 20 segundos, um médico especialista, normalmente, demoraria entre 5 e 15 minutos para analisar tomografias computadorizadas de pacientes. Aproximadamente 100 hospitais e clínicas na China já estão utilizando do sistema do Alibaba para diagnosticar pacientes.

A expectativa é que a tecnologia alivie a rotina dos profissionais e identifique infectados com maior antecedência, reduzindo o índice de fatalidade. A companhia de tecnologia médica Ping Am, também lançou um sistema parecido, mais de 5 mil pacientes já tiveram suas tomografias analisadas. A taxa de acerto, segundo a Ping Am, é de mais de 90%.