Cientistas descobrem defesa imunológica contra Covid-19

A informação pode ser vital para o desenvolvimento de uma vacina

Um artigo publicado nesta terça-feira (17), na revista Nature Medicine, revelou que uma equipe de cientistas do Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade, da Universidade Melbourne (Austrália), descobriu como o sistema imunológico combate a Covid-19. Essa informação pode ser vital para o desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram amostras do sangue de uma paciente infectada com coronavírus. A mulher de 47 anos viajou de Wuhan, cidade chinesa onde a pandemia teve origem, para a Austrália e foi colocada em isolamento. Ela conseguiu superar a doença 13 dias após contraí-la. 

A reação do corpo é semelhante a da gripe. A chefe da equipe de pesquisas, Katherine Kedzierska afirmou a rede australiana ABC que as células que viram “emergir” pouco antes da recuperação do paciente são as mesmas que combatem a gripe.

Os especialistas ainda têm poucas informações sobre o comportamento do novo coronavírus e sobre como o corpo humano reage a sua presença. Contudo, as informações da equipe australiana vão permitir o desenvolvimento de uma vacina, já que a vacina deve imitar a resposta imunológica do corpo humano.