Adidas faz experimento enviando materiais de seus tênis para o espaço

O objetivo é projetar solas de sapato que possam proporcionar novos benefícios de desempenho e conforto

A Adidas é uma das mais recentes empresas a enviar materiais para a Estação Espacial Internacional em nome da ciência. Dezenas de cápsulas feitas do mesmo plástico usado na produção de seus tênis de corrida chegarão à Estação através do foguete SpaceX. As cápsulas são parte de um carregamento de 4,5 toneladas.

Ao longo dos últimos anos, a NASA tem trabalhado com o SpaceX para lançar milhares de alimentos, produtos de higiene pessoal e outros itens que sustentam os astronautas que vivem a bordo na Estação. Mas muitas vezes embalados entre a carga são algumas experiências de pesquisa. É comum a NASA conduzir experimentos para empresas privadas como a Adidas.

As cápsulas de plástico são feitas de dois polímeros diferentes, o que significa que elas têm estruturas moleculares ligeiramente diferentes. Será visto como se comportam em microgravidade, a Adidas diz que isso vai dar aos seus pesquisadores uma melhor compreensão dos materiais. Segundo a empresa, será possível entender a dinâmica dos dois tipos de poliéster que compõe o plástico.

O objetivo é projetar solas de sapato que possam proporcionar novos benefícios de desempenho e conforto para os atletas da marca, afirmou Henry Hanson, engenheiro mecânico da Adidas, em um vídeo promocional. Além disso, a Adidas está se lançando por meio da experiência a uma oportunidade de marketing.

A empresa lançou um modelo de tênis de US$ 180 — cerca de R$ 860 — quando anunciou uma parceria com o ISS National Lab na estação espacial no ano passado, declarando que iria realizar a primeira pesquisa de sapatos no espaço. Os sapatos têm solas iridescentes e um adesivo da ISS National Lab.

Marketing no espaço

Tal tática de marketing relacionada com o espaço não é nova: quando Budweiser enviou sementes de cevada para a Estação Espacial em 2015, a empresa afirmou que aquela era uma preparação e amadurecimento para seu plano de fazer a primeira cerveja em Marte.